quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fumar envelhece a pele em 10 anos.

Tabagismo prejudica a pele - Foto: gettyViver um estilo de vida pouco saudável pode acelerar o envelhecimento da pele de uma mulher em dez anos. É o que afirma um estudo realizado pela marca britânica de cosméticos Simple skincare, focada em produtos para peles sensíveis e no mercado desde 1960. Os resultados foram
divulgados dia 04 de junho  na
publicação científica Plos One.
O trabalho fez a revisão dos resultados das pesquisas feitas com um total de 585 mulheres de três países avaliadas durante oito anos. As participantes tinham diferentes faixas etárias, que iam dos 25 aos 75 anos. Os locais de estudo, com condições controladas de laboratório foram estabelecidos em Bedford, no Reino Unido, em Madrid, na Espanha, e Xangai, na China. As participantes responderam questionários sobre estilo de vida, incluindo perguntas sobre a quantidade de vezes que se bronzeavam e se elas eram fumantes ou não. Outras questões incluíam o número de vezes que ela usava produtos hidratantes, quantas vezes por dia elas comiam frutas e vegetais e seus hábitos de higiene pessoal, como a quantidade de vezes que elas escovavam os dentes.

A equipe de cientistas também fez fotos digitais das mulheres durante o período avaliado, para identificar a idade percebida e se elas pareciam mais jovens ou mais velhas do que suas idades reais. Analisando os resultados, os estudiosos descobriram que bronzeamento artificial,cigarro e uma dieta pobre em frutas envelheciam a pele de uma mulher em até 10,4 anos ? independente do uso de produtos cosméticos.

Os cientistas concluíram que o estilo de vida de uma pessoa interfere em 33% na aparência de sua pele, enquanto a genética interfere cerca de 50%. De acordo com os pesquisadores, uma boa saúde da pele vai além do uso de cremes e loções ? leva em conta o modo como vivemos nossas vidas e como nós cuidamos do corpo.