Em janeiro desse ano, Tami Reller, nossa Chief Marketing Officer e Chief Financial Officer, se juntou a mim em uma sessão de perguntas e respostas para oferecer uma atualização do progresso do Windows 8 desde o lançamento. Aqui estamos nós agora apenas seis meses depois da disponibilidade geral. Dessa forma, pensamos que seria conveniente oferecer outra atualização.
Brandon LeBlanc: Faz alguns meses desde que anunciamos que 60 milhões de licenças do Windows 8 foram vendidas desde a disponibilidade geral. Onde estamos agora?
Tami Reller: Recentemente, ultrapassamos a marca de 100 milhões de licenças vendidas do Windows 8. Esse número inclui as licenças instaladas em tablets e PCs novos, bem como os upgrades para o Windows 8. Ele está acima das 60 milhões de licenças que divulgamos em janeiro. Também vimos o número de dispositivos certificados para o Windows 8 e o Windows RT crescer para 2.400 e estamos vendo mais e mais dispositivos touch no mix.
Como falamos em nosso último Q&A, o Windows 8 é uma grande e ambiciosa mudança. Enquanto percebemos que mudanças levam tempo, nos sentimos bem sobre o progresso desde o lançamento, incluindo o que somos capazes de alcançar com o ecossistema e a reação dos usuários aos novos PCs e tablets que estão disponíveis agora ou que em breve chegarão ao mercado.
Brandon LeBlanc: Ultimamente, há um tema recorrente falando sobre o fim do PC. O que pensa sobre isso?
Tami Reller: O PC está muito vivo e cada vez mais móvel. O PC também é parte de um mercado de dispositivos muito mais amplo de tablets e PCs. O Windows 8 foi desenvolvido para participar amplamente desse amplo e crescente mercado de dispositivos móveis. A porção do PC no mercado está evoluindo rapidamente para incluir novos dispositivos conversíveis e novos e incríveis laptops touch e all-in-ones. Esses novos PCs estão chegando ao mercado agora e na temporada de volta às aulas, e eles estão mais acessíveis do que nunca.
Brandon LeBlanc: Há muita especulação sobre o Windows Blue. O que você pode me dizer sobre isso?
Tami Reller: Windows Blue é o codinome para uma atualização que estará disponível no final desse ano, construída sobre a ousada visão do Windows 8 para entregar a próxima geração de tablets e PCs. Ela oferecerá as inovações mais recentes entre uma gama cada vez maior de dispositivos de todos os tamanhos, telas, autonomia de bateria e desempenho, ao mesmo tempo em que cria novas oportunidades para o nosso ecossistema. Ela também oferecerá mais opções para negócios e dará aos usuários mais opções para trabalhar e se divertir. O Windows Blue também é uma oportunidade de respondermos aos comentários dos usuários, que estamos recebendo desde o lançamento do Windows 8 e do Windows RT. A partir de uma perspectiva ampla como companhia, o Windows Blue é parte de um amplo esforço para avançar nossos dispositivos e serviços pela Microsoft.
Brandon LeBlanc: Na última entrevista, falamos sobre a Windows Store e o momento que você estava vendo. Você atualizará nossos leitores sobre o progresso?
Tami Reller: O momento dos apps continua firme à medida que o número de aplicativos na Windows Store cresceu seis vezes desde o lançamento. Comparativamente, ele já passou o que o iOS tinha em sua loja, no seu primeiro ano de desenvolvimento de apps. Também ultrapassamos os 250 milhões de apps baixados da Store nos seis primeiros meses – e quase 90% de nosso catálogo de apps foram baixados a cada mês.
Além disso, entregamos centenas de atualizações aos first party apps (apps da Microsoft), incluindo a maior atualização para E-mail, Calendário e Pessoas. Também atualizamos IE10 e agora o Flash funciona por padrão, que torna muito mais fácil para as pessoas aproveitarem todo o rico conteúdo de sites que elas amam. E a equipe do Bing também atualizou o app deles. Isso, combinado às capacidades de toque do Internet Explorer 10, entrega uma experiência web muito mais imersiva do que a possível em outros dispositivos.
Brandon LeBlanc: E nós também estamos vendo um bom momento com nossos serviços, como SkyDrive e Outlook.com, certo?
Tami Reller: Está certo. Hoje, anunciamos que agora temos mais de 250 milhões de pessoas usando o SkyDrive. Também continuamos a acrescentar recursos excitantes ao nosso serviço de e-mail pessoal, o Outlook.com, incluindo o recente anúncio de integração com o Skype – começando no Reino Unido – nas próximas semanas, o recurso estará disponível nos Estados Unidos e na Alemanha; a disponibilidade mundial ocorrerá nos próximos meses. Também vale mencionar que completamos a atualização para o Outlook.com para todos os usuários Hotmail – muito antes do que o prazo inicial estimado. Nós já temos 400 milhões de contas Outlook.com ativas.
E a chave para a experiência por trás de todos esses grandes serviços e apps é ter uma conta Microsoft, as quais agora temos mais de 700 milhões de contas ativas.
Fonte:https://www.windowsblog.com.br/