domingo, 2 de junho de 2013

Um pouco sobre a diabete.

A diabetes é uma doença considerada metabólica caracterízada por um aumento anormal da glicose ou açucar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações a saúde e se não tratada corretamente pode causar doenças como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização. Mas embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos disponíveis que quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.
Para o surgimento das diabetes existem dois mecanismos fundamentais que é a falta de insulina fabricado pelo
pâncreas, com isso a glicose não entra nas células, permanecendo na circulação sanguínea em grandes quantidades, outra é o mau funcionamento ou diminuição dos receptores das células que neste caso o nível de insulina está normal, mas os receptores não estão funcionando direito. Um indivíduo pode vir a ter diabes pela genética da familia, por heranças que podem passar de pai para filho, de vó para neto e assim sucessivamente.
Vamos entender um pouco mais sobre o assunto, a diabete quando desenvolvida no ser humano é pode ser classificado por dois tipos, tipo 1 ou tipo 2,
começemos pelo tipo 1:O tipo 1, aparece quando o sistema imunitário do doente ataca as células beta do pâncreas, a causa desta confusão ainda não foi identificada, apesar de parecer estar associada a casos de constipações e outras doenças, e neste tipo de diabete a pessoa possui sintomas como a poliúria que a necessidade de urinar com muita frequência, a polidipsia que a necessidade de ingestão de líquidos é maior, aumentando a sede da pessoa e a polifagia que tende a aumentar o apetite da pessoa, que apesar de aumentar a fome e pessoa tende a perder peso rapidamente, e é principalmente diagnosticado em crianças.


Já o tipo 2, é o disturbio metabólico caracterizado por qualquer tipo de resistência à insulina. Ela é classificada como auto-imune, quando cria-se anticorpos que atacam ao proprio corpo, e esta doença se manifesta caso o gene dominante do indivíduo carregue tal deficiência, desenvolve-se frequentemente em etapas adultas da vida e é muito frequente a associação com a obesidade, onde o indivíduo pode ganhar peso rapidamente. Mas o principal é que o paciente portador da doença fique ciente de que ele terá que passar por um médico endocrinologista que logo em seguida será encaminhado para um nutricionista para fornecer uma dieta balanceada rica em fibras e proteínas e por último um encaminhamento a um personal trainer que fornecerá a você uma lista de exercícios físicos para melhorar sua saude e ainda terá que tomar uma dose de insulina por meio de injeção e diariamente o paciente terá que acompanhar o nível em que se encontra a sua diabetes, através de uma aparelho de medição.